Termos em escultura dental [ Parte 2 ]

Saber qual o propósito de cada elemento dentário e sua escultura é o que chamo de ir além de copiar um dente, muitas vezes serão necessárias algumas variações na escultura para adaptar o dente na oclusão de cada individuo.

Escultura é uma arte e neste caso cada vez que é feito um enceramento é pouco provável que consiga fazer outro exatamente igual, com os mesmos pontos, cúspides e sulcos etc.

O que eu indicaria ao estudante da escultura dental além de conhecer cada aspecto dos dentes da arcada dentaria humana é também adquirir conhecimento do movimento mandibular e os pontos de contato de cada dente.

A ciência que estuda as relações entre os maxilares é conhecida como Oclusão, conhecer os aspectos fisiológicos e esculturais do dente dá ao estudante a grande vantagem de poder variar daquilo que aprendeu como base e que com esta variação consiga suprir as demandas funcionais, estéticos e biológicos do dente que foi perdido.

Existe uma frase em espanhol que diz: “Saber no ocupa lugar”, a nossa capacidade de criar cresce a medida que acumulamos conhecimento.

Bons estudos.